top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Roteiro para apreciação de Artes Visuais

  • Laís
  • 28 de fev. de 2019
  • 4 min de leitura

Dentro dos estudos das artes e suas representações, é possível apoiar-se em um roteiro formulado para treinar o olhar sobre as obras de arte ou atividades ligadas à cultura visual. Este roteiro foi desenvolvido pelo pesquisador norte-americano Robert William Ott e contempla 5 etapas que vou apresentar aqui.

Sempre devemos considerar a idade da nossa criança e sua capacidade de compreensão dos temas, mas sem subestimar a possibilidade dela de absorver ideias complexas. Eu sempre parto do princípio de "elevar" o nível, apresentar questões diversas e apostar que eles vão alcançar o proposto, caso não, reformulamos as questões para o nível de compreensão deles.

Roteiro para estudo das artes visuais

1) Descrever Para aproveitar tudo o que uma imagem pode oferecer, os olhos precisam percorrer o objeto de estudo com atenção para que a obra encorpore-se ao imaginário. É um momento de contemplação e então vamos pedir para a criança descrever o que ela vê . Nesta etapa vamos elaborar um inventário descritivo do objeto/obra, caso a criança já consiga poderá fazer isso sozinha, ou podemos auxiliá-la. 2) Analisar É hora de perceber os detalhes. As perguntas que vamos fazer tem por objetivo estimular a criança a prestar atenção na linguagem visual. Observar os elementos, texturas, dimensões, materiais, suportes e técnicas que foram empregadas. 3) Interpretar Um turbilhão de idéias vai invadir as crianças e devemos estar atento a todas elas para aproveitar as diversas possibilidades que vão surgir com isso. Liste-as e eleja as que correspondam aos objetivos de ensino. Devemos promover um espaço para que as crianças expressem as próprias interpretações, bem como sentimentos e emoções que vão surgindo. Mostre outras manifestações visuais (artísticas) que tratem do mesmo tema e estimule-os a fazer comparações (cores, formas, linhas, organização espacial etc). Aqui podem ser explorados muitos outros materiais também que sejam correspondentes como músicas, vídeos etc. 4) Fundamentar

Aqui vamos fundamentar a obra, trazendo ao conhecimento elementos de curiosidade sobre o autor, a obra, a época e o processo de criação... Podemos elaborar com eles uma lista com os aspectos que provocam curiosidade sobre a obra, o autor, o processo de criação, a época etc. Ofereça elementos de diversas áreas do conhecimento para pesquisa e indique bibliografia e sites para consulta, se for o caso, selecionando os textos de acordo com os interesses e o nível de conhecimento da criança. 5) Revelar Com tantas novidades e aprendizados, a vontade de produzir vai surgir! É hora criar, desenhar, escrever, fazer esculturas, colagens... Deixar a criatividade brotar.

Proponho aqui um exemplo prático da utilização deste roteiro, que poderá ser adaptado livremente tanto nesta proposta como para apreciação de outras obras.

Vicent van Gogh. Os Girassóis, 1888

Vicent van Gogh. Os Girassóis, 1888

1- Descrever

- Pergunte o que a criança vê nesse quadro

Podemos ver um vaso repleto de girassóis. O artista pintou apenas com tons amarelados, com exceção do fundo, que aparece azul. As flores são grandes e e cada uma está numa posição diferente, de frente, de lado, de perfil e, alem delas, há uma de costas e uma para esquerda. Olhando bem, cada flor é diferente da outra.

2- Analisar

- Quantas flores podemos ver?

- Por que o artista pintou todas com cores amarelas?

- Seria bonito combina-las com flores azuis, vermelhas ou violetas?

- Você acha que ele fez Pinceladas leves ou fortes?

- Por que os artistas gostam de pintar flores? O que fazemos com um ramalhete de flores?

- Por que o artista pintou Girassóis? O que se parece um Girassol? Os girassóis da pintura lembram um sol com labaredas?

3- Interpretar

Apresentar outras obras de Vicent van Gogh que trazem o tema de sol, mostrando como ele gostava de representar o sol e a representação dos girassóis que são como sois em miniatura, massas ardentes em movimento.

- Apresentar outras obras pós-impressionistas, chamando atenção para as cores vivas e as cores secundárias, como na obra dos Girassóis onde o azul não se destaca mas produz um contraste vivo. Poderá apresentar o movimento Fauvinismo que foi o primeiro movimento do século XX na arte moderna, inicialmente inspirado por artistas como Vincent van Gogh. Fauves quer dizer "Fera" em francês. Foram assim batizados pois pintavam com cores tão fortes que assustavam os visitantes de exposições.

André Derian. A ponte de Charing Cross, Londres 1906

4- Fundamentar

- Curiosidades sobre a Obra

Atualmente, esta é uma das telas mais famosas do mundo além de ser um dos quadros mais caros que existem.

- O autor

Artista Holandês que viveu no final do séc XIX. Foi um dos pintores mais queridos e reconhecidos do mundo inteiro. Ele gostava de solidão, tinha uma personalidade muito forte e uma particularidade: era ruivo. Foi por isso que também passou a ser conhecido como o pintor de cabelo vermelho.

- Processo de criação

Van Gogh era fascinado pelos astros. Sol, Lua, estrelas. Procurava a luz à sua volta. Talvez para iluminar o seu interior sombrio. Ele precisava de todas as luzes da natureza para fazer germinar a natureza da sua Arte. Nessa obra, Van Gogh utiliza a tinta com abundância, trabalhando seu pincel com pequenas pinceladas que permitem que as flores ganhem mais destaque. Quando a pintura tem um pouco de relevo, há maior sensação de movimento às flores.

5- Revelar

- Propor para as crianças uma releitura da obra utilizando materiais diversos que confiram texturas, como papeis rasgados, bolinhas de papel. Permita a variação para outra cor, mas proponha que se mantenha monocromático por exemplo.

- Leitura da Poesia "Os girassóis de Van Gogh", de Manoel de Barros, de acordo com a idade da criança:

"Hoje eu vi

Soldados cantando por estradas de sangue

Frescura de manhãs em olhos de crianças

Mulheres mastigando as esperanças mortas

Hoje eu vi homens ao crepúsculo

Recebendo o amor no peito.

Hoje eu vi homens recebendo a guerra

Recebendo o pranto como balas no peito.

E como a dor me abaixasse a cabeça,

Eu vi os girassóis ardentes de Van Gogh."

(Recomendo esse link, onde uma professora demonstra o uso dessa Poesia em sala de aula e as percepções infantis ao lidar com essa poesia "densa": http://paulabelmino.blogspot.com/2017/12/os-girassois-de-van-gogh-de-manoel-de.html)

- Caso sejam crianças menores, apresentar o seguinte vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=eOSSg1donzs)

Referências

Sites

http://artenarede.com.br/blog/index.php/o-sol-na-obra-de-van-gogh/

https://luciane11.wordpress.com/2011/01/18/van-gogh-consideracoes-sobre-seu-processo-criativo/

http://paulabelmino.blogspot.com/2017/12/os-girassois-de-van-gogh-de-manoel-de.html

https://novaescola.org.br/conteudo/1018/um-mundo-de-imagens-para-ler

Livro

Arte para crianças. Gabriel Martin Roy. Ciranda Cultural

__________________________________________

Espero que tenha sido útil de alguma forma! Compartilhem com pais que possam estar interessados em aprender como direcionar o estudo e o treino de apreciação de artes visuais. Estou à disposição de vocês.

Laís

-

.

bottom of page