Balanço do primeiro mês de desescolarização
- Laís
- 12 de abr. de 2018
- 4 min de leitura

Estamos chegando ao término do nosso primeiro mês 100% imersos no universo na educação domiciliar. O que antes era só um "complemento" e aulas extras, agora tornou-se nossa vida por completo nas 24h.
Ainda estamos em processo de adaptação e isso leva tempo como tudo na vida. Há ainda algumas cobranças internas em mim que são heranças impregnadas do velho modelo escolar do qual quero cada vez mais me distanciar, mas posso observar que nosso processo de desescolarização tem sido um sucesso! E acredito que o principal disso é justamente isso: estou reduzindo minha expectativas, olhando pro Daniel com o máximo de amor e respeito pelo desenvolvimento dele dentro de suas limitações e potenciais. Eu tenho buscado muita sensibilidade dentro de mim para saber quando cobrar que ele se "dê" um pouco mais, pois conheço meu filho, mas também busco essa mesma sensibilidade para "afrouxar" as rédeas e permitir que ele tenha meu olhar amoroso e paciente a todo momento. Esse tem sido mais um trabalho que encontra intersecção com meus processos de amadurecimento mais profundos e tem proporcionado meu crescimento e fortalecimento como mãe, mulher e ser humano.
Quanto ao Daniel, ele está muito feliz. Ele demonstra de todas as formas possíveis que está contente com essa nova fase das nossas vidas e se esforçando pra mostrar que vale a pena essa decisão. Falando da parte "prática" da aprendizagem, ele tem feito conquistas notáveis e isso tem fornecido uma confiança e auto estima enorme pela primeira vez em tempos!
A primeira grande mudança foi em nossa rotina. Eu imprimi e coloquei na parede do quarto dele a rotina que ele tem que seguir em cada dia da semana e estou reavaliando o que está funcionando ou o que deve ser flexibilizado. Como disse antes estamos ainda descobrindo a cada passo qual será o melhor caminho a seguir e nesse momento não dá pra ser tão rigorosa com a rotina pq ainda não sabemos o que realmente vai funcionar para nós. No entanto, o Daniel naturalmente ama rotina, ele gosta de ter o controle dos horários e atividades que ele tem que cumprir. Isso é uma grande surpresa para mim, pois eu mesma preciso me esforçar para seguir uma rotina que não é algo que eu goste com facilidade, confesso... mas entendo a importância e o quanto isso é fundamental para o sucesso do homeschool.
A rotina no primeiro mês ficou assim:

Ele passou a frequentar o Kumon de portugês 2x por semana às segundas e quintas e todos os dias tem as atividades para realizar. Eu confesso que pensei que ele seria resistente e ficaria contrariado com a disciplina que o Kumon exige, alem das repetições mas, para minha total surpresa, ele esta gostando bastante e não escutei um dia se quer ele reclamando sobre o Kumon. Chegando ao fim desse mês, ele voltou todo orgulhoso com um papelzinho escrito que ele passou de estágio com excelência!
Eu decidi também que nesse primeiro momento vamos retomar o aprendizado de coisas básicas que foram negligenciadas nos últimos anos, seja pela dificuldade dele ( descobrimos recentemente o DPAC) ou seja pela questão da escola ir passando batido nas dificuldades e oferecendo novos conteúdos sem que ele tivesse o básico fundamental.. Sentei e fiz uma pesquisa sobre conhecimentos e habilidades que se esperam na faixa etária dele e fiz uma lista das coisas que eu sabia que ele não tinha dominado completamente, ou aquelas que eu quero repassar para entender melhor qual onde ele se encontra em termos de conhecimentos. Escolhi então começar por aí.
Lista de conhecimentos básicos que vamos retomar antes de prosseguir com conteúdos específicos:

Nesse primeiro mês portanto trabalhamos o aprendizado da leitura de horas e de calendários. Para isso usamos diversos recursos lúdicos e trabalhos manuais, passando pela história dos instrumentos de medida do tempo etc. E com sucesso, ele aprendeu direitinho os conceitos e os instrumentos (relógio e calendário). Vitória!
Estou dando um enfoque especial para o desenvolvimento das habilidades motoras finas então quase todos os dias fizemos atividades como: origami, recortes precisos em traçados, manuseio de contas e miçangas para confeccionar colar, cobrir quadriculados, selecionar grãos diferentes com os dedos... Desenvolvi também um protótipo de tênis para ele praticar a colocação de cadarço e aprender a dar um laço. Nos primeiros dias foi MUITO desafiador, mas com paciência e constância, chegamos ao final desse mês com o Daniel fazendo um laço perfeito de tênis em poucos segundos :D Essa representa uma enorme vitória para nos!!! Fizemos paralelamente inúmeras atividades de labirintos que trabalham a coordenação motora, o senso de lógica, o senso direcional ou lateralidade, o senso de organização, o planejamento etc.
Começamos também um curso pago de desenho da Faber Castell, uma plataforma chamada Inspirarte que ensina técnicas de desenhos para crianças. Estamos amando!! E o Daniel está se desenvolvendo de forma impressionante nos desenhos, outra vitória!

Fizemos também muitos projetos artísticos, um deles foi a pintura em ovos para confecção de uma guirlanda de páscoa para presentear a vovó.

No mais, ele foi para cozinha fazer bolo, brincou muito em parque e na piscina do SESC, ganhou um Skate para começar a praticar, plantou um girassol, fez um novo amigo que já até dormiu aqui em casa... Participamos também de um encontro de famílias Homeschoolers e ele ficou muito animado em conhecer outras crianças desescolarizadas!

Fomos também na biblioteca e emprestamos 4 livros. Ele já começou a ler Volta ao mundo em 80 dias e seguimos nossa leitura juntos do livro Os 12 trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato.
Trabalhamos todos os dias com o Livro dos Valores e das Virtudes, selecionando a cada dia uma para trabalhar no dia seguinte colocando nossa total atenção no objetivo de praticar o tema proposto. Foi um sucesso e algo muito bom que toda a família aderiu! Falarei mais sobre isso logo mais...
Seguimos também nas terapias com a Fono e a psicologa, que tem sido ótimas ferramentas para o desenvolvimento cognitivo e emocional dele.
Esse é só um resumão bem resumido. Meu balanço é de sentimento de total vitória, especialmente em ver ele mais leve, feliz e confiante. Estou também muito confiante de que estamos no caminho certo e que vamos alcançar grandes coisas juntos!
Comentarios